quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Marcas da Vida


Outro dia numa festa de aniversário, ouvi da anfitriã uma frase que achei muito profunda: “O aniversário é um momento de se olhar para o passado com gratidão e o para o futuro com fé.”
Que lindo ponto de vista!
Você lembra da sua infância, a empolgação que sempre vinha com o seu aniversário? Pelo menos para a maioria das pessoas, o aniversário sempre era esperado com muita ansiedade, especialmente por causa dos presentes. Mas além disso também havia um orgulho: “agora eu já tenho 8 anos!! ou “tenho 10 anos!!” E melhor ainda... “Fiz 18 anos!!”
Quanta coisa envolvida: a empolgação pelo crescimento, pelo fato de estar ampliando seu lugar e importância social, por estar conquistando e aprendendo tantas coisas. Que delícia é fazer aniversário quando criança, não é mesmo?
Mas porque muitos, quando adultos começam a se envergonhar da idade, ou querem que esta data passe em branco? Talvez a resposta para esta pergunta seja algo muito pessoal, mas vale a pena algumas reflexões.
Vivemos numa cultura em que o “novo” é valorizado e o que é antigo é sobrepujado pela novidade. Os idosos por exemplo, há alguns anos eram valorizados e respeitados, como exemplo de conhecimento e sabedoria. Hoje? Hoje somos tão atropelados pelas inovações tecnológicas, pela enxurrada de informações, que fica difícil acompanhar tudo. Dificuldade especial que muitos que não cresceram com este ritmo frenético de novidades, tem dificuldades de acompanhar. Ou seja, ficam “por fora” das coisas.
Outra fator em nossa cultura, é que a juventude é considerada bonita e as marcas do tempo no rosto devem ser disfarçadas, escondidas, eliminadas. Mas marcas de expressão do rosto não devem ser vistas como algo negativo, mas sim como sinais de uma vida que foi vivida. Podem ser marcas positivas ou negativas. Êxitos, fracassos, acertos, erros, investimentos, lucros, perdas, aprendizados... Tudo que vivemos marca no coração e na pele.
Que marcas da vida você tem? Você consegue olhar para trás com gratidão? Com orgulho? E para o futuro, o que você sonha?
Aniversário é um momento para fazer um “Raio X” da vida, do que foi realizado e o que se tem a realizar. Dos acertos, erros e aprendizados. De utilizar todas as experiencias do passado em benefício dos sonhos do futuro. Mas não precisamos fazer isso só no aniversário: pode ser no início do ano, do mês, da semana. Agradecer o que passou (seja bom ou ruim) e ajustar os desejos e ações do futuro. E agradeça sempre, as marcas que ficam, pois é sinal de uma vida que foi realmente vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário