quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Se a escola é boa, por que minha mãe chora?


Está aí uma coisa que angustia muitos pais: deixar seus filhos pela primeira vez na vida, sozinhos, na escola. Se você conversar com qualquer professor de crianças, ele terá várias histórias para contar. Uma ansiedade de separação. Mas nem sempre essa ansiedade é sentida pela criança. Muitas vezes é sentida somente pelos pais. Medo de saber que o filho está longe da segurança de suas “asas”, de não ter mais o controle sobre o que acontece com ele. Culpa por “deixá-lo sozinho”. Preocupação se ele vai se adaptar, se não vai sentir falta dos pais e chorar...Pior é quando a criança, de tão animada com as novidades da escola que nem sente a tal separação. Que martírio!
Mas a escola não era para ser legal? Então porque minha mãe tá chorando?” - pensa a criança. Então ela desconfia que as coisas boas ditas a respeito da escola não são tão boas assim. Do contrário, porque sua mãe estaria chorando?? A criança então, sente-se insegura e chora também... aí fica o “chororô” entre pais e filhos, e os professores tendo que administrar tanta carga emocional.
Lembro do meu primeiro dia de aula. Cidade nova, escola nova. Não conhecia ninguém. Lembro do meu pai me levando pelo longo caminho entre o portão da escola e o pátio onde se reuniram os alunos em fila para a entrada nas salas de aula. A fila era em ordem crescente de tamanho, primeiro os menores e depois os maiores. Meu pai me apresentou para uma professora, se despediu e saiu. A professora pediu que eu fosse ao final da fila, já que estava em cima da hora da entrada dos alunos à sala. No final da fila, estava uma menina muito alta, enorme, na verdade. Duvidei que ela fosse da primeira série, e conclui que talvez eu tivesse na fila errada, que tivesse que estar entre criança menores. Não encontrei nenhuma fila de crianças meu tamanho (eu era bem pequena), e resultado: todas as crianças entraram nas salas e eu fiquei ali sozinha no pátio. O que eu fiz? No auge dos meus 6 anos recém completos, chorei até ser acudida por uma secretária que me encaminhou até a minha turma.
O que eu quero dizer com isso?
Que as crianças sabem se virar, de uma maneira ou outra. O que é importante é que a criança se sinta segura por algum adulto nesta situação nova (e quem sabe com situações inusitadas, como esta que passei). É importante que os pais consigam segurar a própria ansiedade de estar longe dos filhos, e lidar com a fantasia que eles são frágeis, indefesos. Se eles se sentirem seguros e souberem que podem recorrer a algum adulto na escola, essa adaptação à nova fase de vida será mais fácil. Será mais fácil encarar a sala de aula sabendo que seus papais estão seguros lá fora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário