quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ano novo.. Vida nova...


Pois é... já iniciamos o segundo mês do ano. Passou-se as festas, as comemorações e agora o ano começa pra valer. Tá certo que há aqueles que acreditam que o ano só começa depois do carnaval. Ou seja, perde-se dois meses com embromações, com morosidade pela crença de que a vida só vai deslanchar depois do dia 22 de fevereiro. O ano de 2012 é que vai acontecer? Ou é sua vida que vai acontecer em 2012?
É interessante o acúmulo de promessas que as pessoas fazem no início do ano e são esquecidas. Deve ser o “Efeito Carnaval”. As pessoas esperam passar o carnaval pra iniciar as atividades, mas até lá, acabam esquecendo das promessas e o resto do ano continua igual.
Fazer planos é fácil. Difícil é fazer acontecer. Requer não só ter um objetivo, mas um planejamento e sobretudo ação. É preciso não só pensar, mas registrar num papel, pensar em como e quando vai se alcançar o que se deseja. E depois, agir.
As pessoas, em cada novo ano, se enchem de desejos de saúde, sucesso, dinheiro, amor. Mas só desejar não adianta. Não haverá dinheiro sobrando se você não trabalhar, não economizar. Não haverá amor, se sua atitude for egoísta, se você não investir nos relacionamentos. Sua saúde não será das melhores se você não cuidar da sua alimentação, fazer exercícios ou ir frequentemente ao médico.
Há de se abandonar a ideia de que um ano novo por si só muda as coisas. O que muda a vida são nossas ações. No final do ano passado me surpreendi ao achar no meio de vários papéis, uma lista das coisas que eu desejei realizar em 2011. Eu nem lembrava que havia feito isso. Foi uma grata surpresa ao ver que mais de 70% dos meus planos, eu havia realizado ou estava realizando. Este ano, a listinha será renovada, e outras metas serão mantidas.
E você? Já fez sua listinha? Podem ser objetivos simples, mas faça. Pense em metas em todas as áreas da sua vida:
  • Investimento pessoal: estudos, viagens, aparência, etc;
  • Saúde: alimentação, exercícios, ou aquela consulta que você anda adiando, etc.;
  • Vida Profissional: metas para sua profissão ou trabalho;
  • Vida familiar: quais são as atitudes que melhorariam o dia a dia na sua família;
  • Vida financeira: poupança, quitação de dívidas, planejamento financeiro, etc;
  • Vida social: investimento nas amizades ou trabalho voluntário;
  • Vida espiritual, e por aí vai.
Faça planos. Trace metas. Planeje quando e como você vai fazer. E faça! Pois quem tem o poder de fazer o ano de 2012 um ano diferente, é você! Ano novo, vida nova! Isso é você quem faz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário