quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

E Viva o Carnaval!!!


Tem muita gente comentando e lamentando não ter o tradicional Baile de Carnaval aqui em Goioerê. Mas... o que é esta festa mesmo? Ah, dizem que é uma expressão da cultura popular, tipicamente brasileira, marcada pelo samba e marchinhas de carnaval. Um baile onde as pessoas se preparam, se produzem, se fantasiam e liberam suas fantasias e desejos. É... isso pode até ser legal. Vive-se a brincadeira, a descontração.
Mas será que é realmente isso o carnaval? Ou é uma festa onde justifica-se o alto consumo de álcool e drogas, onde a promiscuidade é permitida?
Receio que atualmente, o carnaval (e muitas outras festas) tenha se tornado uma mera desculpa para os abusos, para a banalidade. As pessoas vão para as concentrações do bloco muito mais para beber do que outra coisa. Maior parte já chegam bêbados aos bailes. Isso é cultura? Ou é a festa do exagero? Que diversão é essa que as pessoas precisam estar praticamente dopadas por substancias para poderem rir e se divertir? Pior ainda, é ver adolescentes participando das “orgias alcoólicas” com o consentimento dos pais.
Além da banalidade dos relacionamento onde as pessoas se dispõe como objeto sexual de outras, só porque é carnaval. Pesada a palavra? Mas será que não é isso mesmo? Você se coloca sexualmente à disposição de alguém, para um momento de prazer. Você usa o outro e é usado também. E as vezes nem lembra o nome do “parceiro”. Mas isso pode, porque é carnaval. A banalidade das relações, banalidade da diversão, banalidade da responsabilidade nas atitudes.
Aumenta-se o efetivo de policiais para garantir a segurança nas ruas. Aumento do número de acidentes de transito por causa das bebedeiras. Aumento do trabalho nos hospitais para atender estas vítimas, ou para socorrer aqueles que não conseguem respeitar os limites do corpo e exageram na “diversão” e bebida.
Sinceramente, não lamento o cancelamento do carnaval. Lamento sim, a falta de opções saudáveis de diversão. Lamento haverem pais que permitam que seus filhos experimentem uma cervejinha ou um copo de uísque antes dos 18 anos... só porque é carnaval. Lamento as pessoas só conseguirem se divertir com um copo na mão, e de preferência cheio. Lamento a visão limitada da maioria ao não enxergar formas diferentes de se divertir... Lamento a existência do carnaval. Não lamento a cultura, mas, a banalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário