quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Que País é Esse???


Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?” (Legião Urbana – 1987)

Outro dia, num show do Capital Inicial, a banda tocou a música do Legião Urbana “Que País é Esse?”. Me surpreendi que no refrão da música, que repetia a frase “que país é esse?” a multidão respondia “é a P... do Brasil”.
Confesso que fiquei horrorizada com a empolgação das pessoas em xingar nosso país. Parece que o patriotismo está suprimido apenas para o dia 7 de setembro, ou às vezes nem isso.
Um país é feito por todo um povo, com sua cultura, costumes e ideais. E por mais que passamos por tantas dificuldades e injustiças, nosso país é maravilhoso. Maravilhoso como? Com tanta falcatrua, roubalheira, tanta miséria?
Somos um país em crescimento, com uma extensa área cultivável, com muitas riquezas naturais. Somos um povo criativo e bem humorado, com uma diversidade cultural enorme. O grande problema é que nós, infelizmente, aceitamos passivamente a desonestidade, a injustiça. Elegemos governantes em favor de interesses próprios (desde a dentadura pelo voto até o apoio aliado a interesses pessoais futuros).
Que país é esse? Realmente é uma p.... mas não o Brasil. Nós! Nós que poucas vezes nos mobilizamos e exigimos de nossos representantes uma conduta séria. Nós que nem sabemos direito o que faz um vereador ou um deputado. Nós que não nos posicionamos diante das injustiças, que não cobramos de nossos governantes e representantes. Que esquecemos em quem votamos nas últimas eleições. Esquecemos de cobrar daqueles que nos representam.
Nosso país ainda tem muita coisa boa, e devemos amar e nos orgulhar dele. Amar tanto a ponto de abrir mão de uma “vantagenzinha” aqui e ali, em favor da justiça, do interesse maior da comunidade. Isso é ética. São valores que jamais devem ser esquecidos.
Vamos amar nosso país. Vamos fazer dele o que desejamos. Mas isso começa a partir de nós, do nosso exemplo, dentro e fora de casa. Abrir mão da velha “lei” de tirar vantagem de tudo. Pagar devidamente os impostos. Estranho? Não, é óbvio. Como vamos cobrar honestidade dos governantes se ao menos fazemos nossa parte?
Creio que é bem verdade a frase “cada povo tem o governo que merece”.
Que país é esse? É o Brasil que nós fazemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário