quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Acolhimento


Está aí algo que percebo que as pessoas estão precisando muito: de acolhimento.
Vejo hoje, que poucas pessoas sabem acolher. Mas o que é acolher?
Segundo o Dicionário Michaelis acolher significa: “Hospedar, receber (alguém). 2 Abrigar, dar acolhida a, recolher (alguém). 3 Atender, deferir, receber (pedido, requerimento, opinião). 4 Dar crédito a, dar ouvido a. 5 Abrigar-se, amparar-se, recolher-se, refugiar-se.”
Resumindo: ato de amparar, de receber, de ouvir.
Vejo hoje muitas pessoas que não tem com quem conversar, que passam por milhares de dificuldades sozinhas pelo simples fato de que as pessoas não sabem acolher. Acolher, não é simplesmente ouvir, e também não é ficar dando opiniões a respeito da vida da pessoa. É saber receber com carinho e sem julgamentos os sentimentos e dificuldades da pessoa que se abre a nós.
Por mais que tenhamos vontade de dizer alguma coisa para as pessoas com problemas, há momentos em que devemos guardar nossas opiniões, conselhos e pitacos e nos limitar a ouvir, acolher. Hoje as pessoas estão tão voltadas para questões práticas para resolver, para solução imediata das coisas, que esquecem que saber ouvir já é uma grande ajuda. E acredite, nem sempre conselhos resolvem, ou dão uma solução. Quando encontramos a possibilidade de compartilhar nossos problemas, mesmo sem esperar uma resposta, acabamos por nós mesmos encontrando as saídas.
As pessoas acham que no consultório, o psicólogo tem as respostas para seus problemas. Na verdade o psicólogo não tem resposta nenhuma. Apenas ajudamos as pessoas a ouvir a si mesmas, a encontrar o próprio caminho.
Acolher é oferecer ao outro a oportunidade de enxergar as próprias soluções, ou ajudar a dar um lugar de respeito à dor vivida. Você não precisa ser psicólogo para ajudar alguém. Basta desenvolver o acolhimento, saber ouvir, saber se colocar no lugar da pessoa. É saber ser humilde, e abrir mão do desejo de ser objetivamente “útil” ou de mostrar seus conhecimentos e opiniões. É dar o “ombro amigo”, dizer que está com a pessoa.
As pessoas precisam ser ouvidas. Precisamos aprender a ouvir.Abrir mão da "sabedoria" as vezes ajuda mais do que milhoes de conselhos.
Acolhimento é a palavra. Saiba acolher, saiba dar um abraço, um colo, um olhar, um sorriso. Saiba se colocar no lugar do outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário