quarta-feira, 28 de março de 2012

Viver Sem Limites




Outro dia, conversando com algumas pessoas sobre o abuso do álcool uma pessoa comentou: “Tem gente que segue a propaganda da TIM: Viver sem limites”. Na verdade o slogan da TIM é “Viver sem fronteiras”, o que é bem diferente de viver sem limites. Mas há quem acredite que viver bem é viver sem limites.

O que é viver sem limites? Viver em plena liberdade? Ás vezes as pessoas tem a sensação de que ter liberdade é não ter limites para nada. Sem limites para se divertir, para festar, para beber, para o que der na cabeça. Enfim as pessoas desejam muito não ter limites para o que é bom.

E desejar isso, na verdade não é ruim. O problema é que a vida tem limites, nossa saúde, nossa conta bancária e as pessoas com as quais convivemos também. Nós todos temos limites. Viver com liberdade está muito mais ligado aos limites que imaginamos. Liberdade é quando sabemos até onde podemos ir com nossas atitudes, decisões. Quando sabemos calcular as consequências de nossos atos e escolher o que é melhor.

Os limites devem estar nas atitudes, pensando nos possíveis resultados do que fazemos ou do que não fazemos. Algo pode parecer bom, mas mesmo o que é bom, se exagerarmos, faz mal. Por exemplo? Exercícios físicos, são ótimos para a saúde, não é mesmo? Mas se não respeitarmos os limites do nosso corpo, se extrapolarmos sua capacidade de se adaptar o que acontece? Temos lesões, dores, etc. Tomar água é bom. Mas em exagero, também prejudica nosso corpo. Trabalhar? Trabalhar é muito bom, mas se ocuparmos todo nosso tempo somente com o trabalho, por mais que seja bom, acaba nos prejudicando, seja na saúde ou relacionamentos.

Amar também é bom. Aliás, é ótimo. Mas quando este amor extrapola a individualidade do ser amado, ou quando ama-se tanto algo que esquecemos de nós mesmos, acaba sendo ruim e levando a um relacionamento doentio.

O que quero dizer com tudo isso é que, viver sem limites não é viver a vida de maneira inconsequente. Viver sem limites é saber usar da liberdade que se tem de escolher o que é melhor para si. É identificar e se desprender das correntes (seja ideias, dogmas, crenças) que nos impedem de ser feliz. Viver sem limites é dar asas aos sonhos e olhar para a realidade com o planejamento e ações para fazê-los acontecer. Viver sem limites é olhar para si e gostar do que vê. É construir pontes, laços, se deslumbrar com a vida e olhar para o melhor que ela tem a nos oferecer. E aceitar e enfrentar as dificuldades que ela impõe. 

Viver sem limites é saber que a vida tem limites.

Um comentário:

  1. Íris,
    Gostei!!!
    Os limites dados por nós representam a liberdade que temos em estipulá-los.
    Abraço

    ResponderExcluir