quarta-feira, 21 de março de 2012

A Mulher de Hoje



Quem é a mulher de hoje? Ultimamente tenho me perguntado isso.
A superação da mulher em várias áreas da vida está estampada hoje no rosto de todas. É muito interessante observarmos a mudança espantosamente rápida que ela teve na sociedade. Há não muito tempo o lugar da mulher era de dona de casa e de mãe.
Hoje vejo um incremento do espaço da mulher. São somo mais donas de casa e mães. Aliás, já não temos mais o direito de ser só isso: temos de ser boas administradoras da casa, boas mães, boas profissionais (de sucesso especialmente). Precisamos saber nos relacionar, devemos ser boas amantes, estar com o corpo em dia, cabelo lindo, unha perfeita e zero celulite. Temos de dar conta das compras e contas da casa, cuidar e educar os filhos (que devem sempre estar lindos, cheirosos e ir bem na escola) e com a festa de aniversário perfeita. Já foi-se o tempo em que festinha de aniversário de criança tinha meia dúzia de bexigas, um bolo, gelatina nos copinhos de café e mini cachorro quente.
Quantas responsabilidades! E ainda temos que dar conta de sermos pessoas cultas e informadas. Sem esquecer, é claro, de estar sempre sorrindo. E sabe o que é interessante? Damos conta de tudo. Fazemos tudo isso sem problema algum.
Ailás, isso não é novidade pra ninguém. Aliás, é orgulho de todas. Independência, autonomia, energia, superação! Brigamos por nosso espaço, defendemos nossos direitos e nos defendemos. Não precisamos de mais nada. Será?
Será que conquistamos tudo o que precisamos?
Nunca se consumiu tantos medicamentos para depressão e ansiedade. Nunca as pessoas estavam tão estressadas. Nunca os contatos sociais e a proximidade afetiva foram tão raros.
Por vezes é necessário dosar as coisas na nossa vida. Aprender a respeitar os limites do corpo, os limites da alma. Priorizar o que é mais importante. Avaliar o que é realmente necessário. Pedir ajuda. Compartilhar. Se permitir ser cuidada, ser frágil. Mesmo que saibamos que somos fortes. Mas é importante aprendermos a não só conquistar espaços e reconhecimento na sociedade, mas a sobreviver a tudo isso com saúde e plenitude de nós mesmas. Para isso é imprescindível conhecermos a nós mesmas, nossos sonhos, desejos e nossos limites.
Feliz Mês da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário