terça-feira, 29 de novembro de 2011

Problema de Criança


Todos acham que crianças não tem problemas. Na verdade, elas tem sim. Se você parar um pouquinho e olhar para sua infância vai dizer que a vida era muito melhor? Será?
Comparado à exigências e responsabilidades dos adultos e analisando pelas capacidades e maturidade adquirida com o tempo, podemos afirmar que a vida infantil é muito mais fácil. Mas se olharmos do ponto de vista das crianças, elas enfrentam desafios todos os dias: de aprender o que é certo e errado, de superar os medos, não saber o que fazer quando há um problema na família, e por aí vai.
E engana-se quem acredita que as crianças não tem problemas nem responsabilidades, e que sua vida é só brincar.
Elas tem responsabilidades sim: estudar, fazer as tarefas, ter respeito com outras crianças e adultos. Elas também podem ajudar em pequenas tarefas em casa (conforme a idade) como arrumar os próprios brinquedos ou o quarto, enxugar uma louça, etc. Não há nada de errado em as crianças fazerem e terem responsabilidades em casa, desde que suas atividades sejam adequadas para sua idade e que não a impeçam de estudar e de ter um tempo para brincar.
Mas as crianças enfrentam medos, dificuldades, inseguranças. Mesmo que para o olhar do adulto sejam preocupações “bobas”, se olharmos pelo ponto de vista da criança, são medos e dificuldades reais. Adquirimos, como adultos, maturidade e conhecimento para enfrentar nossos medos atuais, por enfrentar dificuldades quando crianças. Pelas dificuldades crescemos. Estamos sempre crescendo. Então é fácil olhar para as dificuldades infantis com a maturidade do adulto. Mas e do ponto de vista das crianças?
As crianças utilizam da brincadeira para entender seu mundo, recriando num espaço que elas podem controlar situaçoes vividas, recriar, viver diferentes papéis e integrar as novas vivências. Esta é a importância da brincadeira, pois se olharmos ela mais a fundo, é coisa séria! Assim, justifica-se a importância de as crianças terem tempo para brincar.
Mas ter tempo para brincar não exclui que aos poucos ela aprenda a ter responsabilidades e limites. Isso é imprescindível para que ela possa futuramente viver o mundo adulto de maneira segura e satisfatória.
Saiba compreender as dificuldades e medos dos seus filhos. Tenha tempo para estar de verdade com eles. Saiba acolhê-los e orientá-los, estar perto quando precisarem que alguém os defenda. Corrija-os quando estiverem errados. Estas lições ficam pra toda a vida. E que o FELIZ DIA DAS CRIANÇAS não seja apenas um presente entregue, mas um pai/mãe PRESENTE e compreensivo nas dificuldades e vitórias de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário