quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Aprendizados


O que Aprendi?

Sempre que disponho meu tempo para escrever os artigos desta coluna, me deparo com o mesmo desafio: o que escrever? Me pego avaliando os assuntos que conheço, que possam ser interessantes e que tragam algo positivo a você. A pergunta que sempre me me ajuda é: o que aprendi durante esta semana que eu possa compartilhar?
Está aí exercício interessante: pensar a respeito do que vivemos e aprendemos.
Estamos constantemente aprendendo. Tudo que vivemos podem nos levar ao crescimento ao aprendizado. Mesmo as situações negativas.
Vivemos numa rotina tão conturbada que nem sempre paramos para avaliar nossas experiências e como se desenrolaram nossos dias. Acabamos por ficar no “piloto automático” dos afazeres e compromissos, que nossa vida passa num piscar de olhos. Quem ainda não se surpreendeu que já estamos iniciando o mês de outubro? E que o ano voou e faltam 60 dias mais ou menos para o Natal?
Pensar no que aprendi durante a semana me faz avaliar meu dia a dia. Aliás, acaba sendo um exercício diário. Consigo observar os “aprendizados” que antes passavam por desapercebido. Várias situações me levam à reflexão, ao pensar, ao avaliar ao modificar as atitudes. Nem tudo amadurece o suficiente para poder compartilhar com vocês. Mas o lucro está na reflexão. Nas pequenas pausas para pensar.
As crianças são grandes mestres em “contabilizar” os aprendizados. Tudo é fascinante. O que aprendem sempre lhes é interessante. E sempre compartilham. Estão ligadas em tudo. E compartilham, falam sobre tudo o que aprendem.
Os adultos, possivelmente por conta das responsabilidades que se acumulam, esquecem do que podem aprender nas singelas situações da vida. Nas palavras de alguém, numa situação inusitada, numa letra de música, numa frase de para-choque de caminhão... Podemos aprender sempre. E contabilizar o aprendido nos ajuda a ter uma vida muito mais interessante.
Pare e pense: como você está utilizando o seu tempo de reflexão e aprendizado? Assistindo um programa de TV que só mostra violência e maldade? Ou lendo automaticamente um “Salmo” aberto na mesma página amarela da Bíblia que virou enfeite de estante?
Você está no “piloto automático”? Tens contabilizado os aprendizados diários?
A Bíblia arremata o assunto: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Salmos 90:12). Que a pergunta “o que aprendi hoje?” seja nossa reflexão diária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário