quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Eu Adoro Minha Televisão...



 
Eu adoro a minha televisão
Ela me conta as coisas como elas são
Se as coisas vão mal
é só mudar de canal
Eu adoro a minha televisão
Ela é: meus olhos, meu coração
(Capital Inicial)

Você tem acompanhado o que seus filhos andam assistindo na televisão? Sabe do conteúdo dos jogos de vídeo-game que eles jogam?
Creio que muitos pais vão me responder que sim. Mas será que realmente você já refletiu a respeito da “diversão” que as crianças tem em casa?
Outro dia resolvi assistir um pouco de um canal de desenhos de uma TV por assinatura. Confesso que aqueles desenhos me enojaram. Não pela qualidade gráfica (que é excelente comparada aos desenhos infantis da década de 70 e 80) mas pelo denso conteúdo que eles traziam. Um dos desenhos falava sobre um garoto que era humilhado e maltratado pelas irmãs, e achava isso bonito. Outro, o personagem principal “sacaneia” gratuitamente os outros e se dá bem no final. Que valores estes programas estão passando?
E não somente os desenhos. As novelas em horário nobre, apresentando cenas explícitas de sexo, violência e crueldade. Ou pior ainda, personagens como a travesti “Valéria” do “Zorra Total” é admirada e faz o maior sucesso ao humilhar repetidamente uma colega a quem, inocentemente, a tem como amiga. Sinceramente, qual é a graça nisso?
Vejo hoje que valores como honestidade, amizade, sinceridade, bondade e generosidade estão indo pro lixo. Vejo crianças crescendo absorvendo estas ideias transmitidas pela televisão sem critério algum. Algumas jogam videogames inapropriados para sua idade, com violência, armas ou até mesmo em jogos em que para ganhar você tem que roubar carros, atropelar pessoas inocentes e matar policiais.
Que crianças estamos criando? Que sociedade que estamos vivendo?
Quanto tempo sua televisão fica ligada na sua casa transmitindo valores ruins? Quanto tempo tens perdido com programas que não acrescentam nada de bom na sua vida e de sua família?
Precisamos selecionar melhor o que estamos assistindo. Precisamos acompanhar o que as crianças estão vendo e aprendendo. Com critérios, com reflexão a respeito, com ensinamentos do que é certo e do que é errado.
A televisão nos traz muita porcaria, mas muita coisa boa também. Cabe a nós selecionarmos o que queremos trazer para nossa vida e de nossos filhos: lixo ou conhecimento? Se não há nada de bom passando, desligue, faça outra coisa. Você verá quantos momentos muito mais produtivos terás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário