quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saiba Brigar !!


Isso mesmo! Brigar certo.
Você já reparou que as pessoas que mais nos deixam magoados são aquelas pessoas que mais amamos? As vezes tenho a sensação de que o tamanho da mágoa, quando somos feridos, é proporcional ao sentimento que cultivamos em relação a elas. Quanto mais amamos, mais ficamos sentidos quando a pessoa “pisa na bola”. Se a pessoa não é tão importante assim, normalmente damos pouca importância.
Sendo assim, creio que seja importante “saber brigar” com quem amamos. Este brigar não tem a ver com discutir ou “dar o troco”. Ao contrário. É saber comunicar sentimentos, resolver a situação para evitar que a mágoa invada nosso coração e afete o relacionamento.
Muitas pessoas optam por guardar em silêncio a mágoa quando é ferida por alguém. Isso normalmente, não é uma boa ideia e muito menos resolve o problema, já que quem magoou pode ignorar o fato de ter machucado alguém e a mágoa interferir na maneira como você age com a pessoa.
Melhor mesmo, é conversar e resolver.
O problema é que as pessoas não sabem ter uma “briga saudável”. Por briga saudável defino aquela conversa no qual assumimos exatamente o que sentimos e deixamos claro onde erramos e o que esperamos das pessoas.
No dia a dia as brigas não são assim. Geralmente projetamos nossas insatisfações nas outras pessoas, esperamos e cobramos que elas saibam e atendam nossos desejos. Nos colocamos como vítimas e tentamos colocar o outro no lugar de culpado. Quem já não fez isso? Quem já colocou a culpa da situação em alguém para não admitir (até para si mesmo) que está errado?
O problema é que aí, deixa-se de resolver uma situação para um jogo onde duas pessoas tentam “ganhar a briga”, e só acaba quando alguém desiste ou cansa de tentar ganhar. Aí o seu dia já era!
Uma briga saudável é diferente. Antes da conversa é necessário uma auto-análise, com algumas perguntinhas:
  • Quais são os FATOS que levaram a tal situação ou comportamento?
  • Como EU contribuí para isso?
  • Quais foram minhas falhas? Quais são os erros que assumo?
  • O que EU posso fazer diferente?
  • O que eu espero da pessoa?
  • Ela tem condições de atender ao meu desejo?
Somente depois de responder com honestidade e sinceridade a estas perguntas é mais “seguro” começar a conversar com a pessoa. Deixando todas as pedras de lado. Seja honesto consigo e com o outro, e evite o jogo vítima X vilão. Assim, você tem uma grande chance de resolver logo a situação pendente, reduzindo o risco de magoar-se ainda mais.
Melhor analisar o que se sente, ponderar e comunicar. Melhor ser sensato e falar o que sentimos para quem amamos e resolver problemas sem buscar culpados. Buscar sim, soluções e sem dramas! Ser responsável pelos próprios atos, sentimentos e palavras. A briga saudável começa com uma auto-análise honesta e responsável. A chance de tudo dar certo é altíssima. Aprenda a brigar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário