quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reciprocidade


Essa é a palavra da semana. Quem já não se decepcionou esperando que alguém tenha a mesma consideração e afeto que temos por elas? Quando nos relacionamos com as pessoas, normalmente criamos fantasias e expectativas, conforme o desejo e afeto que temos por elas. Quanto maiores as expectativas, maiores são as possibilidades de nos frustrarmos.
Infelizmente, nem sempre é possível evitar esta frustração, pois é muito difícil gostar de alguém (seja na amizade, família, amor) e não esperar a reciprocidade, não esperar que a pessoa demonstre o mesmo afeto que temos por ela.
Acredito que poucas são as pessoas que conseguem não esperar nada em troca num relacionamento, que conseguem amar incondicionalmente. Aliás, isso é algo que deveríamos desenvolver mais em nós mesmos. É conseguir doar-se de maneira sublime. Exige abrir mão de si em prol do bem daquele que amamos. E gratuitamente. Você consegue isso?Difícil não é mesmo?
Por outro lado é extremamente delicioso quando percebemos que nossos sentimentos são recíprocos. Quando nosso investimento emocional gera frutos. Isso nos faz sentir amados, queridos, pertencentes a um “espaço emocional”, um lugar de valor.
Todos gostamos de nos sentir importantes para alguém. Se nós gostamos tanto disso, porque nos decepcionamos com as pessoas?
Porque as vezes o lugar de prioridade, de afeto, nem sempre é o mesmo. Só que estamos acostumados a olhar para esta situação quando somos frustrados. Mas quando somos nós que frustramos? Nisso, habitualmente, nós não pensamos. Mas é interessante refletir, especialmente na atitudes diárias que temos para quem amamos. Estamos mesmo demonstrando o quanto alguns são importantes nós? Estamos mesmo expressando carinho, elogiando e investindo nosso tempo nos relacionamentos? Ou só estamos cobrando, exigindo atenção e afeto?
A reciprocidade que desejamos deve começar por nós. Amar os outros como gostaríamos que fôssemos amados. Demonstrar como gostaríamos de receber. Mas com um detalhe: sem esperar nada em troca. Sem esperar recompensa, gratidão ou as mesmas ações. Isso evita frustrações, nos torna pessoas melhores e iluminamos o caminho de quem amamos. É bom para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário