terça-feira, 3 de maio de 2011

Lidando com Críticas...


Outro dia estava conversando com alguém a respeito das críticas que normalmente nós recebemos das pessoas. Todos nós temos alguma dificuldade para lidar com elas. Claro, ninguém gosta de receber uma crítica, mas podemos tirar muito proveito delas.
Quando ouvimos uma crítica somos invadidos por vários sentimentos: raiva, culpa, sensação de fracasso e incompetência. Por vezes projetamos estes sentimentos na pessoa que nos falou, dizendo que esta sim, é incompetente, não tem moral para falar, etc.
Se quisermos tirar proveito das críticas e usá-las para nosso crescimento, temos que superar estes sentimentos negativos iniciais e fazer alguns questionamentos:
Em primeiro lugar, precisamos avaliar a validade da crítica. Nem todas as críticas podem ser usadas em nosso benefício, especialmente as que foram geradas não como um comentário para nosso bem, ou uma advertência, mas sim para nos destruir. Infelizmente, existem pessoas que não conseguem lidar com o sucesso ou crescimento de alguém, e acabam querendo destruir isso. Por isso quando receber uma crítica avalie:
  1. Quem é que está criticando? Sempre leve em consideração as críticas de: pessoas que realmente te amam (pois elas querem seu bem), clientes, colaboradores da sua empresa e pessoas que têm conhecimento a respeito daquilo que estão falando. Descarte a crítica de pessoas que não tem conhecimento a respeito do assunto ou das que não lhe desejam bem, pois a intenção destas não é o seu crescimento;
  2. Avalie com calma a informação que acompanha a crítica. Pense bastante e honestamente a respeito. Julgue se ela é verdadeira e se pode ser aplicada na sua vida, no seu negócio, nos seus projetos, etc. As vezes podemos estar indo por um caminho ruim e nem percebemos. Podemos perceber detalhes antes ignorados, ter novas ideias, criar novos caminhos. A crítica pode ser um sinal de alerta ou mesmo uma luz no fim do túnel;
  3. Se a informação é verdadeira e aplicável em sua vida, utilize-a como uma avaliação própria. Veja o que pode ser mudado, melhorado, acrescentado. Faça planos de mudanças. E mude!
Por mais que seja difícil escutar uma crítica, utilize-as a seu favor, para seu crescimento. Se você reclama que vive recebendo as mesmas críticas, é um bom momento para analisar as próprias atitudes. Se você só recebe críticas o tempo todo, e nenhum elogio, tome cuidado. Da mesma maneira também se você só recebe elogios... alguém com certeza está mentindo.
Se depois de uma crítica conseguirmos deixar de lado o nosso orgulho ferido, avaliar e utiliza-la a nosso favor, temos uma ótima oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores, companheiros melhores, empresários melhores, profissionais melhores. Aproveite os limões, faça uma limonada!

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