terça-feira, 24 de maio de 2011

Curando o "Dedo Podre"...


Semana passada conversamos a respeito da dificuldade de muitas mulheres em ter relacionamentos saudáveis e satisfatórios. Pode acontecer de a pessoa não ter apenas um ou dois relacionamentos que não foram bons, mas vários. Como se fosse um padrão de comportamento, um padrão de escolha de parceiros que ao invés de lhe proporcionarem alegria, acabam por trazer muito mais problemas. Se você passa por esse tipo de situação, é bom ficar atenta. O problema pode estar em você.
Para começar a mudar o padrão das más escolhas, é preciso em primeiro lugar olhar no espelho, olhar para si e avaliar a própria vida, avaliar as próprias decisões. Esta autoanálise é importante para começar a se conhecer melhor e conseguir verificar o que é que na verdade você busca em cada relacionamento. Muitas vezes buscamos suprir necessidades em relacionamentos amoroso que nem sempre nosso parceiro tem condições de suprir.
A primeira delas é o amor próprio. Há pessoas que não conseguem se amar, gostar de si mesmas, se achando feias, sem graça, pouco inteligentes e acabam buscando no parceiro este amor. Conheci pessoas que não gostam de si mesmas, mas estão satisfeitas por ter alguém que goste. Aí qualquer “tranqueira” que lhe forneça o mínimo de carinho e atenção se torna o centro da sua vida (e normalmente faz muitos estragos).
Poderia falar de muitas outras situações, já que o tema é profundo. Mas vou me limitar em colocar algumas dicas para sair do círculo vicioso dos relacionamentos problemáticos:
1- Ame-se do jeito que és. Sim, você é uma pessoa única e especial e deve tratar a si mesma como tal. Conheça suas qualidades, valorize-as! Todos temos defeitos e você pode melhorar e conviver com os seus!
2- Acredite que pode ser amada simplesmente pelo fato de existir. Você não precisa fazer por merecer, simplesmente exista! Mas exista da melhor maneira que você possa existir, mas para você, não para os outros. Conheça suas dificuldades e procure melhorar. Mas ter defeitos não é impeditivo para ser amada.
3- Aprenda a dizer não! Inclusive para si mesma. As vezes precisamos dizer não a nós mesmas, abrir mão de relacionamentos que sabemos que nos farão mal, mesmo estando carentes.
4- Invista em boas amizades. Não existe tesouro maior que uma verdadeira amizade. Ela nos serve de suporte nos momentos difíceis.
5- Aprenda a valorizar todos os momentos da vida, e não espere um “príncipe encantado” aparecer para aí você ser feliz. A felicidade é um sentimento que brota de dentro de nós e não é alguém que vai nos proporcionar. Encontre a sua felicidade dentro do seu coração. O resto vem de brinde!
6- Aprenda com os relacionamentos anteriores. Avalie o que foi bom, avalie os próprios erros e procure entender suas ações. Escolha o que você não quer mais repetir, e cresça. Nós crescemos nas dificuldades. Nos relacionamentos temos a oportunidade de aprender muito mais sobre nós do que sobre a outra pessoa. Cresça com suas dificuldades.
7- Saia da posição de vítima, passiva e se torne autora da própria história. Assuma seus erros, construa a sua história e vá atrás de seus sonhos.
8- Faça psicoterapia, isso te ajudará a se conhecer melhor, a entender as escolhas e o que se busca nos relacionamentos. Ajudará a crescer e fazer escolhas diferentes.

Um comentário:

  1. Adorei Iris, simples e direto...
    Aprender a identificar e não não repetir os velhos hábitos é um ponto importante nesta relação.
    bjs

    ResponderExcluir