segunda-feira, 9 de maio de 2011

Coisas Simples


Diariamente somos bombardeados por mensagens e propagandas que nos incentivam a comprar determinados objetos, vestir certas roupas ou pensar de um modo parecido. E sem perceber, aos poucos essas mensagens são incorporadas em nosso pensamento e acabamos por viver conforme estes valores, os quais sustentam que precisamos ter coisas para sermos felizes.
Para poder manter esses valores de consumo a pessoa percebe que necessita aumentar seu ganho financeiro, e dedica um tempo maior que o necessário para o trabalho. Abandona as atividades voltadas ao lazer, às amizades, à família, à saúde e ao auto-conhecimento, que são as que realmente trazem felicidade. Deixam de admirar um pôr do sol, a paisagem, de sentir a brisa fresca de manhã, ver os primeiros passos do filho, vibrar com as primeiras palavras que ele aprende a ler ou o beijo da pessoa amada que a espera em casa.
Vivemos apressados em conquistar coisas. Não que isso não seja importante, todavia abandonar o sentir, as sensações numa corrida desvairada por coisas ou por sucesso é loucura. Loucura essa que muitos se dão conta somente no final de vida, quando, normalmente, já não há mais a possibilidade de viver o que deixou de ser vivido.
Dalai Lama quando lhe perguntaram o que mais o surpreendia na humanidade, disse: “Os homens! (…) Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver o presente e nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.
Assim, o sabor da vida vida, a felicidade, não está nas grandes coisas, mas nas pequenas e diárias realizações. Não está apenas na conquista, mas no próprio caminho para se chegar lá. Aliás, o sucesso, ao contrário do que muitos pensam, não é adquirir bens, ter status, ser conhecido. É poder se sentir realizado naquilo que se faz, alcançar seus objetivos, os quais são muito pessoais. Frequentemente vejo a dificuldade de as pessoas saberem até mesmo o que desejam pra si mesmas, estando presas aos desejos ou valores veiculados em nossa sociedade. Buscam esses valores, mesmo que não seja o que realmente os agrada.
Para se ter sucesso, é necessário em primeiro lugar conhecer a si mesmo, saber o que dá prazer, o que dá realização, o que enche o coração, e a partir daí, buscar essas coisas. Mesmo não sendo o que as pessoas acham que tem valor, vale a pena encontrar o que tem importância para nós mesmos. A felicidade é o caminho para o sucesso, e não o contrário.

Um comentário:

  1. E viva a vida, simples assim... Iris, tudo isso que você escreve me fez lembrar da velha e conhecida função personalidade... Necessária em alguns momentos, mas alguns só vivem em função disso. E aí como identificar o desejo????
    Adorei minha amiga. bj

    ResponderExcluir