terça-feira, 8 de março de 2011

Surpreenda-se


Coisa boa é quando a gente pode se surpreender com pequenas situações no dia. Coisa boa é quando a gente consegue perceber estes detalhes. E quero compartilhar com você esta pequena surpresa que tive esta semana. De manhã bem cedinho, quando liguei meu computador no trabalho, vi que a neta de uma amiga minha estava on-line no msn. Puxei conversa, me perguntando se esta mocinha de uns 12 anos não deveria estar na escola, ou dormindo. Ela me contou que suas aulas já começaram e que iria para a escola à tarde. Me intrigou a frase que ela colocou logo em seguida do seu nome dizendo “dia feliz :) ”. Perguntei-lhe, o porque da frase e ela assim me respondeu: “Porque hoje eu acordei com o pé direito, o dia tá lindo, o sol tá lindo …. e hoje vou aprender um monte de coisa nova”.
Esta frase me surpreendeu completamente. Eu esperava que ela me dissesse que algo incrível tivesse acontecido ou estava para acontecer. Não, não havia nada de extraordinário. Apenas o dia estava lindo e coisas novas a esperavam para dar-se a conhecer a ela. Fui desarmada dos meus pré-conceitos e da minha apatia naquele momento. Havia uma menina feliz por admirar o dia que estava começando e que ela teria mil possibilidades de aprender coisas novas.
Pensei em mim. Em quanto eu estava ignorando coisas belíssimas à minha volta até aquele momento. O quanto nos apegamos às coisas ruins que acontecem, às reclamações, às insatisfações e o quanto acreditamos muitas vezes, que para nosso dia ser especial, precisa acontecer algo especial. Hoje aprendi que isso não é necessário. Nós fazemos ou não, nosso dia especial. Basta olhar a vida de outro modo. Basta estar ansioso para aprender, para viver coisas novas, diferentes.
Impactada, tomei aquela frase para mim, fiz dela meu lema: “meu dia seria feliz e aprenderia algo novo”. Até coloquei no msn.
Ao final da tarde, a linda menina volta ao msn e comenta a frase dela no meu apelido. Pergunto-lhe o que ela aprendeu hoje e ela responde que estudou ciências, matemática e português. Ela me devolve a pergunta. A única resposta que me veio foi que havia aprendido sobre construção, batentes de porta e reboco. Mas sei que aprendi muito mais. Aprendi, com ela, a importância de observar os pequenos e bons detalhes do meu dia a dia, e a tornar meu “dia feliz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário