domingo, 27 de março de 2011

Ressentimento


Quem já não ficou extremamente magoado quando alguém que amamos muito nos fere? Normalmente ficamos tristes, ofendidos, as vezes perdoamos, as vezes não... às vezes queremos nos vingar, ou desejamos seu mal... e às vezes nos ressentimos.
Mas o que quer dizer a palavra ressentimento?
Segundo o dicionário Michaelis ressentimento pode ser: ...Recordação de uma afronta, acompanhada do desejo de vingança; (...) Lembrança dolorosa de uma palavra ou ato ofensivo.”
Ou seja, o ressentimento é aquele sentimento de dor, de mágoa que não abandona nosso coração. É a lembrança dolorosa que preservamos viva dentro de nós e que suga nossa energia, retira a paz, traz muito sofrimento e impede a felicidade.
Algo muito interessante numa pessoa ressentida, é que ela responsabiliza o outro que a magoou por seus sentimentos, e cultiva essa mágoa até ficar muito maior do que a ferida inicial.
Quantas vezes vi casais que não conseguem ser felizes por conta de uma “pisada na bola” aparentemente perdoada, mas que a qualquer deslize, o magoado “joga na cara” do parceiro o erro cometido. Isso é muito triste. Muitas vezes a pessoa se arrependeu muito do erro cometido, mas sempre é lembrado de sua falha, e ambos não conseguem ser felizes. O ressentimento é um sentimento que nós mesmos cultivamos. Nós somos responsáveis pelo que sentimos e não as outras pessoas.
E quando ferimos alguém o que temos para fazer?
Pouquíssima coisa além de pedir perdão e tentar ressarcir o dano causado de alguma maneira. Mas não dá para voltar no tempo e apagar o que passou. Ou dá? Não dá não.
E o que sentimos quando a pessoa que mais amamos nos lembra a cada oportunidade de nosso erro? Nos sentimos péssimos e impotentes.
Mas quando estamos do outro lado, vivendo o ressentimento, temos a ilusão de que quanto mais sofremos, e quanto mais lembramos os outros do nosso sofrimento, menos iremos sofrer, e mais facilmente seremos recompensados. Ficamos cada vez mais apegados à mágoa e nos afastamos cada vez mais da felicidade.
É como cultivar uma planta: quanto mais a regarmos, adubarmos e cuidarmos dela, mais forte ficará. Quando optamos por não perdoar e reviver a cada oportunidade a nossa dor, cada vez mais a mágoa ficará mais forte e a felicidade mais longe do coração.
Para viver bem, é necessário abrir mão do hábito do ressentimento. Fácil não é. Requer desprendimento, desapego à mágoa e a prática do perdão. É abrir mão do sofrimento para dar lugar a coisas novas.
Não vi ninguém recuperar um relacionamento enquanto não abandonasse o ressentimento e abraçasse de verdade o perdão. O perdão não é fácil, mas é libertador. Ele beneficia muito mais você do que a pessoa perdoada.
Quer ser feliz? Desprenda-se das mágoas. Elas não te servem. Viver com elas é uma escolha. Como diz o poeta Carlos Drumond de Andrade: “A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”.
Escolha ser feliz.

Um comentário:

  1. Lindo texto Iris!A felicidade é uma conquista, assim como a liberdade que, mais do que significar "fazer o que se quer", significa ser responsável por absolutamente todas as escolhas que fazemos na vida, inclusive, pela nossa felicidade!
    Um grande beijo amiga!

    ResponderExcluir