quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Santa Ignorância!!


Como você lida com a sua ignorância? Ignorância aqui, no sentido de falta ou limitação do conhecimento sobre algum assunto, e não um modo rude de ser.

Geralmente nos incomodamos com a ignorância dos outros, quando as pessoas não dominam um assunto. Ou pior, quando elas acham que já sabem tudo. Mas e nós? Como lidamos com a nossa própria ignorância?

É fácil olharmos para os outros, mas nem sempre é fácil reconhecer nossas limitações, nossa falta de conhecimento, ou o simples fato de que não sabemos tudo. É difícil admitir, mas é essencial se quisermos crescer em qualquer área da vida. Quando admitimos nossa limitação, temos a oportunidade de buscar o conhecimento, o aprimoramento. Enfim, temos a oportunidade de crescer. E crescendo, aprendendo, temos uma maior possibilidade de aproveitarmos as oportunidades quando elas aparecerem.
 
Tenho um professor que sempre diz o seguinte: “Quanto mais aprendo, quanto mais estudo, mais sorte tenho”. Ai você pode se perguntar: o que a sorte tem a ver com conhecimento?

Tudo! Quer um exemplo? Você está trabalhando, e seu chefe te comunica abriu uma filial da empresa na Argentina e que há uma vaga para gerente e ele pensou em você. Que maravilha de oportunidade né? Ai ele te pergunta: você sabe falar espanhol? Você responde que não. Então ele lhe diz que infelizmente terá que dar o cargo para outra pessoa.

Moral da história: se você tivesse o conhecimento, você teria como agarrar esta oportunidade. E conseguir aproveitar as oportunidades, as pessoas chamam de “sorte”.

Assim podemos entender que as conquistas dependem muito mais do conhecimento e de estar atento às oportunidades do que sorte pura e simples. E aproveitar oportunidades está intimamente relacionado ao estar preparado para elas, ou seja, ter conhecimento. E quanto mais sabemos, mais facilmente enxergamos e aproveitamos essas oportunidades.

Reconhecer a própria ignorância é mais benéfico do que pensamos. Você já conheceu aqueles profissionais/empresários que acham que já sabem tudo e que não há mais nada a aprender?
O que acontece com eles? Num mundo de tantas mudanças, eles não se atualizam, ficam parados enquanto os concorrentes estão passando à frente e prejudicando os negócios. Sorte? Azar? Não, são atitudes e resultados.

Faça uma análise: qual é nível de ignorância? Alto? Ótimo! Tens humildade suficiente para crescer e ser melhor. Médio? Bom também! Significa que você valoriza o que já sabe, mas tem consciência que que podes expandir seus limites, crescer. Já sabes tudo? Lamento, você pode estar perdendo muitas chances interessantes de aprender. Aliás, é incrível, mas quanto mais estudamos, mais percebemos o quanto temos para aprender, nós ampliamos nossos horizontes, aumentamos nossos sonhos. É muito legal!

Ou seja, a ignorância, quando reconhecida é benéfica, pois se ela te incomodar, te dá a oportunidade de fazer algo para crescer, expandir. Mas não adianta só admitir a ignorância, é preciso que você não se acomode a ela. Faça sua ignorância santa. Faça da falta, uma oportunidade! Não acredite que já sabes tudo. Sempre há algo para aprender, para crescer. E viva a Santa e Bem Aproveitada Ignorância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário