terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

As Lições do Bethoven

Outro dia, minha amiga Neiva Moura,  me contou um fato interessante que aconteceu com seu cachorro, que gostaria de compartilhar com vocês: 

Nosso Amigo Bethoven posando para o Blog :) 
O Bethoven é um cachorro já de idade avançada e por isso, já perdeu alguns dentes e outros, estão bem gastos e sensíveis. Certo domingo, fizeram um churrasco na casa, alguém resolveu dar um belo e suculento osso para o Bethovem. E eis que minha amiga se surpreende com a cena: o Betovem estava alí, de pé e rosnava raivosamente para o osso. 

Provavelmente, Bethovem, ao provar o osso, acabou sentindo muita dor nos dentes já desgastados.

Com receio de seu cão ter mais lesões ainda na boca, minha amiga resolveu tirar o osso do Bethovem. Ele que não é bobo,  ao perceber a intenção de sua dona, imediatamente abocanhou-o com toda força e rapidez. E eis que neste momento, Bethovem solta um grito de muita dor e larga-o imediatamente. Desolado e com dor, ele deita sobre o delicioso osso e não deixa ninguém toma-lo de si.

Essa história me fez pensar em algumas situações em que nós fazemos a mesma coisa que o Bethovem

Lição 1:

1- Quando estamos feridos e sensíveis, até a melhor coisa, ou aquilo  que tanto desejamos, pode nos machucar. E muitas vezes achamos que a causa da nossa dor, desconforto, infelicidade, raiva está nas outras pessoas ou nos fatos que acontecem na nossa vida. E fazemos como o Bethovem, rosnamos, brigamos, culpamos os outros. Brigamos com Deus, com a vida, com o destino, com a família (culpamos muitas vezes nossos pais ou nossos cônjuges). Sentimos dor e raiva diante de nossa impossibilidade de usufruir o que desejamos.

 O que podemos tirar de lição: quando algo os machuca profundamente, precisamos avaliar primeiro a nós: nossas fraquezas, nossas dificuldades e nossas dores. Bethovem só poderá se deliciar com os ossos se seus dentes forem tratados. Muitas vezes nós também somos assim … para vivermos as coisas boas que a vida oferece, para aproveitar as oportunidades, para sentir prazer e encontrar a felicidade, precisamos tratar nosso coração. Observar até que ponto são nossas próprias dificuldades, mágoas, receios, medos, que nos impedem de ser feliz. 

Nesta primeira lição, Bethovem nos mostra que é importante olhar para nossas dificuldades, tratar as nossas dores emocionais. Conhecer a si e e buscar a cura interior é o caminho para aproveitar melhor as coisas boas da vida.


(Continua na próxima semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário