quarta-feira, 24 de abril de 2013

Armadilhas da Depressão


 Já conversamos aqui sobre os altos e baixos que fazem parte da vida. Passar por uma dificuldade, ou um momento em que nos sentimos incapazes, sem forças, é algo comum. O problema é quando diante dessa sensação de incapacidade, ou de tristeza (especialmente nos casos de depressão) a pessoa fica estagnada, paralisada.

Alguns imaginam que a vida é assim mesmo, que o sofrimento “vem do nada”. Ou até tem ideia da origem destes sentimentos, mas não fazem nada. Ficam na espera e na expectativa louca de que isso se resolva sozinho, ou passe com o tempo. Há aqueles que se alimentam do sentimento pena das pessoas. Uma grande armadilha da depressão: ficar na expectativa de que as pessoas ou a situação ao seu redor mude. Aliás, colocam os outros como responsáveis por seus sentimentos e sua condição. Grande engano. Pois enquanto a pessoa espera que as coisas mudem, ou que o seu sofrimento vá sensibilizar o outro, o sentimento de tristeza, de incapacidade vai aumentando. E a raiva também!

Outra loucura da depressão, é que, se achando o “coitadinho” e esperando que as pessoas tenham dó. A pessoa com depressão agride constantemente os outros, seja com reações agressivas, ou seja de forma velada. As pessoas em volta ficam o tempo todo se policiando nos atos, nas palavras, para evitar uma crise de choro, uma briga, ou qualquer outra reação. O deprimido acha que sofre sozinho, e não consegue perceber que as pessoas mais próximas sofrem também.

A grande dificuldade está na questão de que o deprimido não faz nada para se ajudar. Sempre coloca impedimentos. Claro, há um lucro maluco nisso: estando mal, ela tem atenção das pessoas. Infelizmente uma conta complicada essa, pois o preço é alto demais.

Se você se viu algo de você nestas palavras, não fique parado, faça algo. Não espere o mundo mudar. O mundo que precisa mudar está dentro de você. A pena dos outros não resolve. Se a pessoa não cuidar, a depressão vai tomando conta da vida até ela não conseguir fazer mais nada. É como uma erva daninha, que vai crescendo devagarinho, devagarinho, e se nada for feito, ela mata todo o jardim.

Não deixe a depressão tomar conta de você. Você é maior que isso. Mas precisa ter coragem para encarar a si mesmo no espelho, suas dificuldades, suas dores. Busque ajuda e arranque o mal pela raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário